Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Comandante
Início do conteúdo da página

O Comandante

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 13h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 11h42 | Acessos: 2151

 CURRICULUM VITAE

Coronel de Cavalaria DIEGO MORAIS DUARTE

O Cel DIEGO Morais Duarte foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2024. Nascido em 03 de maio de 1979, no Hospital São Luiz Gonzaga, na Cidade de São Luiz Gonzaga, Estado do Rio Grande do Sul, filho de Roberto Duarte e Ione da Silva Morais, incorporou às fileiras do Exército em 10 de fevereiro de 1996.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 25 de novembro de 2000.

Possui os estágios e cursos: Estágio de Escalador Militar/Básico do Combatente de Montanha (1997); Estágio de Operações no Pantanal (2001); Estágio Tático de Blindados (2006); Curso de Bacharel e Licenciatura em Educação Física (2005); Especialização em Fisiologia do Exercício e Método de Treinamento (2008); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2009); Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (2017-2018); Estágio de Comunicação Social (2021).

Serviu no 20º Regimento de Cavalaria Blindado em Campo Grande-MS, como Comandante de Pelotão de Fuzileiros Blindados e Instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva; no 5º Regimento de Carros de Combate em Rio Negro-PR, como Comandante do 2º Esquadrão de Carros de Combate e Comandante do Esquadrão de Comando e Apoio; no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado em São Miguel do Oeste-SC, como Comandante do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e Oficial do Estado-Maior; na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no Rio de Janeiro-RJ, como Instrutor do Curso de Cavalaria, da Seção de Coordenação Doutrinária e como Comandante do Curso de Cavalaria daquela Escola; e na Chefia do Emprego da Força Terrestre do Comando de Operações Terrestres como Chefe da Seção de Defesa Externa.

Comandou o Esquadrão de Força de Pacificação na Operação Arcanjo III em 2011, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro-RJ.

Integrou o Estado-Maior, na célula de informações, da Força de Pacificação na Operação São Francisco em 2016, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro-RJ.

Nos últimos anos, no Comando de Operações Terrestres, contribuiu na coordenação das operações em toda faixa de fronteira brasileira (Operações Ágata) e no planejamento de Planos Estratégicos de Emprego Conjunto das Forças Armadas em Manaus-AM.

Possui as seguintes medalhas:

- Medalha Tenente Ary Rauen;

- Medalha da Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal;

- Medalha Sangue Rio-negrense;

- Medalha Militar de Bronze;

- Medalha Militar de Prata;

- Medalha Sangue de Heróis; e

- Medalha do Pacificador.

O Cel DIEGO é casado com a senhora GLÓRIA LHISLEI SANTANA NEVES DUARTE e possui 2 filhos: GUILHERME e MANUELA.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página